sábado, 13 de dezembro de 2008

Centenário da Imigração Japonesa em São Carlos




por Marco Antonio Leite Brandão

A imigração japonesa ao Brasil tem como marco inicial de referência o ano de 1908 quando 781 “gaijins” desembarcam no Porto de Santos, no navio “Kassatu Maru”, rumo às fazendas de café do interior paulista.

Na ocasião é Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo o são-carlense Carlos José Botelho (1855-1943), primogênito do Conde do Pinhal (1827-1901), um dos pioneiros na ocupação de São Carlos.

No dia 18 de junho comemora-se o “dia da imigração japonesa”.

Os registros a seguir foram compilados de jornais de São Carlos e permitem-nos acompanhar momentos importantes da presença dos japoneses e descendentes e integração na comunidade são-carlense.

1) Constatamos, até o presente, que os primeiros “filhos do Sol Nascente” em São Carlos foram colonos da Fazenda Santa Eudóxia de propriedade do senador Alfredo Ellis Jr e filho Francisco Ellis, em 1915; e na sede do município em meados da década de 20.

Embora a fazenda fosse a maior produtora de café em São Carlos, imigrantes estabeleceram-se para plantação de arroz, projeto pioneiro no campo da agricultura desenvolvido pelo senador.

Registra o “Correio de São Carlos” (n.2.901, 10/09/15):

“(..) Santa Eudóxia. Do correspondente. Tivemos o prazer de assistir, pela primeira vez, a luta japonesa cognominada jiu-jitsu.

O senhor Francisco Ellis promoveu na fazenda Santa Eudóxia, no lugar denominado Lourdes, onde se acha a grande cultura de arroz, no dia 29 p. passado, uma festa esportiva entre japoneses de Lourdes e Canaã, consistindo de lutas, carreiras, oferecendo grande número de prendas aos vencedores (..) no local da festa, onde artisticamente se achavam as barracas de estilo japonês, vimos risonhos e prazenteiros os distinto cavalheiros Francisco Ellis, Dr Berangel, engenheiro agrônomo do arrozal Armando Rios, escrivão da fazenda e grande número de pessoas (..) ”; a 14 de setembro ( n.2.911 ) lê-se:

(...)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A imigração japonesa ao Brasil comemora 100 anos.

Em São Carlos, pelos documentos disponíveis até o presente, há pelo menos 93 anos remonta a presença dos filhos do Sol Nascente. Quase um centenário.

São Carlos, janeiro 2002. Revisto em novembro 2007

Apresentação no salão da igreja São Nicolau



Meu cavalo tá pesado
Meu cavalo quer voar
Meu cavalo tá pesado
Meu cavalo quer voar
Atuar, atuar
Atuar pra poder voar

Voamos.
Apresentação de Verás que um filho teu não foge á luta" para o Projeto Anjo da Guarda, São Carlos

Ficha Técnica:

Andréia Tuvani - cenários, figurinos, contra-regragem, produção, fotos
Alexandre - trilha sonora ao vivo
Nicoly Kilmm - coro
Viviane Correia - coro
Chá - B.boy, contra-regragem
Sonia Pinheiro - coro, Ana
Karen Caires - coro, professora
Luciano - Conselheiro, sargento
Dinha - jagunço,Joana Imaginária,Mano do Mato, produção
Herbert Braz - Euclides da Cunha, Cantador

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Apresentação em 12/12/08

APRESENTAÇÃO GRATUITA DE "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA" NESTA SEXTA-FEIRA, 12/12/08, ÀS 16H NO CENTRO COMUNITÁRIO DO BOTAFOGO!
O Centro Comunitário do Botafogo fica ao lado da igreja São Nicolau em São Carlos.