quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Poronga no Fórum que discutiu a Amazônia


Terminou em 1 de fevereiro, o Fórum Social Mundial 2009, que reuniu centenas de milhares de pessoas de todo o mundo em Belém para discutir ações coletivas geradoras de um novo mundo possível.
O Teatro Poronga representado por dois integrantes (Roberto Romano da Silva e Dinha da Silva) esteve presente no evento colhendo material videográfico e realizando uma intervenção cênica. Roberto e Dinha seguiram caravana saída de São Paulo junto com grupo seleto com pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins.
A temática desta edição do Fórum foi bastante abrangente passando por questões como economia solidária, revolução cubana, a questão palestina, legalização da maconha, descriminalização do aborto, reforma agrária, questão indígena, agronegócio, extrativismo na Amazônia, mídias colaborativas, entre tantos outros assuntos.
Destaque-se o relevo da participação de populações indígenas amazônicas e as discussões com/sobre os povos da floresta.
Houve ênfase também para iniciativas de Economia Solidária na UFPA (Universidade Federal do Pará).
O Teatro Poronga, em harmonia com os povos da floresta, realizou intervenção cênica nas ruas de Belém com o personagem Curupira, caboclo forte protetor das matas e das riquezas naturais deste chão.
Este mundo ainda é possível se, observando e cuidando da natureza tal como faz o Curupira, nos empenharmos desde já numa cultura de paz e respeito para com o outro, nós mesmos e nosso meio.