sábado, 21 de novembro de 2009

Brecht: sujeito homem




O Teatro Poronga prepara um especial de fim de ano brechtiano. A apresentação denominada "Sujeito Homem" será um espetáculo de rua a partir de poemas do dramaturgo alemão Bertolt Brecht,músicas brasileiras e algumas composições de Kurt Weill.
Ouça aqui a composição de Gilberto Gil, "Luzia Luluza", praticamente desconhecida do grande público, que fará parte da encenação que será também uma homenagem ao teatro, comemorando os dez anos de atuação do grupo.
Durante os ensaios deste espetáculo o grupo experimenta pela primeira vez a linguagem do tradicional teatro de sombras, buscando a mínima dimensão necessária para se fazer teatro: o corpo dos atores, a voz, a luz. A busca da simplicidade é algo trabalhoso, porém, tão prazeiroso quanto a elaboração de um espetáculo com mais requinte técnico. Quando o ator não dispõe do aparato da caixa cênica italiana, o púlpito é seu próprio corpo, o palco, o chão da calçada, o público, os passantes que não pagaram bilheteria para vê-lo. Trata-se de um desafio muito maior para o ator.