sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Chico Mendes Vive!
Chico Mendes Vive!
22 de dezembro, 18h em redor da seringueira na Rua Conde do Pinhal, em frente da praça - em São Carlos
Corte da seringueira para retirada do látex
Comemoração dos 9 anos do Teatro Poronga
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Amor volta à bandeira nacional
Durante a gincana cultural realizada pelo Teatro Poronga no Centro da Juventude nesta segunda-feira (15/12/08)em São Carlos, todos os grupos mostraram singular empenho numa das tarefas propostas: compor uma nova bandeira nacional. O grupo "Atitude", colocou de volta a palavra amor na bandeira nacional e tratou de acrescentar a estas as outras duas que julgou importantes.
Augusto Comte resumiu sua doutrina positivista: ''O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim''.
Diz a lenda que a costureira que bordaria o lema na bandeira republicana achou-o muito extenso e retirou o amor. Não creio que isto seja verdade, até porque creio que uma bordadeira tiraria a ordem ou o progresso sem culpa, mas o amor, não!
Enfim: Paz por princípio, Amor por base e Atitude por fim!
Organização:Fundação Pró-Memória e Teatro Poronga
Realização: Andréia Tuvani,Alexandre, Dinha da Silva, Herbert Braz, Karen Caires, Luciano, Sônia Maria Pinheiro
domingo, 14 de dezembro de 2008
Gerald Thomas a arte e a ciência
…Arte é uma coisa menor. A ciência, hoje em dia, é muito mais artística do que a Arte, só que não é entretenimento. A Cibernética, a Matemática que se estuda de dez anos para cá é uma coisa muito mais artística. Ela é hoje o que o teatro foi para os gregos. Está para nossa civilização como Freud esteve cento e poucos anos atrás. Pela primeira vez a Física está usando termos místicos, falando de “a coisa”. Eles não têm coragem de falar em deus ainda, mas daqui a pouco vão admitir um deus, não por forças místicas, mas porque as equações derramam nisso aí. A Arte hoje em dia é uma arte de declamação e falha, inclusive, nisso, porque é adornada, decorada com artificiozinhos. Pegue qualquer pintura: ela não é a síntese da nossa existência resolvida nem a problemática da nossa existência por resolver.”
(Janeiro de 1988)
(Janeiro de 1988)
Ensaio no Bar do Cícero
fotos por Alexandre
O Cícero é alagoano.Fechou as portas do seu bar por um tempinho para nos assistir e emprestou um pandeiro para nossa apresentação para as crianças do Projeto Anjo da Guarda.
Antes de entrar em cena, nos reunimos pra tomar tubaína e cerveja e conversar sobre o nordeste.
Ele gostou muito da peça, tirou um montão de fotos da gente com o celular, gravou umas partes do ensaio e elogiou o que estávamos fazendo: mostrando a cultura pras crianças.
Depois da apresentação, uma parte do grupo ainda se reuniu lá e o Cícero colocou um DVD sobre cultura Kalapalo pra rodar enquanto a gente cantava samba.
Agradecemos a acolhida.
Gincana Cultural no Centro da Juventude
Teatro Poronga realiza nesta segunda- feira no Centro da Juventude no Cruzeiro do Sul, uma gincana cultural com provas realtivas à obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha.
136 adolescentes atendidos pelo PROJOVEM participarão do evento que contará com provas artísticas de modelagem, pintura, teatro, entre outras. Os jovens serão divididos em equipes e passarão a manhã envolvidos nas atividades.
O evento é patrocinado pela prefeitura municipal de São Carlos, organizado pelo Teatro Poronga e pela Fundação Pró-Memória.
Assinar:
Postagens (Atom)